quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Melhores filmes da década de 2000

Adeus, Lenin
A transição das Alemanhas para uma única nação e as profundas mudanças pela qual o lado Oriental foi submetido, uma ativista que passou por todas essas mudanças em coma e sua familia que tenta manter o mundo de sua mãe intacto.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Grande filme de Michel Gondry, quando Clementine resolve por meio de uma nova tecnica, apagar Joel de sua memória, ele decide fazer o mesmo com ela,durante o processo Joel se dá conta de tudo que ela representava em sua vida e dos momentos incriveis que tiveram.

Bastardos e Inglórios
Talvez o filme de Tarantino que mais tenha chegado perto de um oscar, apesar de ter levado o prêmio de ator coadjuvante, o filme sobre um grupo de americanos judeus matadores de nazistas e uma sobrevivente francesa a fim de vingança merecia muito mais.

Brown Bunny
Filme quase exclusiva de Vincent Gallo, roteiro, fotográfia, direção...Gallo também é o personagem central, piloto de corrida em uma viagem através de suas angústias que só podem ser entendidas ao fim da jornada.


Cidade de Deus
O melhor do cinema brasileiro, Fernando Meirelles mostra do que somos capazes, talvez isso tenha causado certos vicios nas posteriores produções nacionais, mas isso não é problema de Meirelles.


Dogville
                                                       O filme que resume um pouco do que é o cinema de Lars Von Trier, uma história contundente sobre a natureza cruel do ser humano, o falta de cenário , as marcações no chão, uma originalidade e transgressão poucas vezes vistas,um filme para ser cultuado ou odiado.
                                                       

                                                       Entre os Muros da Escola
Conta o ano letivo de um professor em uma sala cheia de alunos com experiências e culturas diferentes, o pouco interesse e a personalidade de cada um tornam as coisas cada vez mais dificeis para o professor, uma realidade pouco conhecida por nós quando pensamos em um país europeu.


Elefante
Gus Van Sant mostra através de planos sequência e vários pontos de vista, uma manhã de um colégio americano que precede um massacre cometido por 2 alunos. Inspirado nos fatos acontecidos em 1999 na Columbine High School quando 1 professor e 14 alunos foram mortos.

O Equilibrista
Philippe Petit é uma figura especial, com dons especiais, neste documentário o equilibrista narra seus grandes feitos e principalmente relembra em detalhes a sua inacreditável travessia feita entre as Torres Gêmeas ainda na época sua inauguração.

Fale com Ela
As mulheres continuem sendo foco nos filmes de Almodovar, desta vez não com personagens malucos, divertidos, mães de familia, prostitutas, Alicia e Lydia estão em coma e a relação entre o enfermeiro  Benigno, apaixonado por Alicia e Marco que parece perdido com a situação de sua namorada Lydia, acaba se tornando determinante para o destino daquelas mulheres.

O Filho da Noiva
Um roteiro incrivel como só o cinema argentino consegue desenvolver em nosso continente, o ótimo Ricardo Darin é Rafael um homem recém separado, com uma filha e seus negócios para cuidar, em paralelo a isso seu Pai deseja realizar um antigo desejo de sua esposa que era casar-se na igreja. Depois de um problema cardiaco Rafael resolve reconstruir seu passado, ajudando inclusive a realizar o sonho dos pais mesmo sabendo que sua mãe está perdendo gradativamente a memória.
                                                       O Homem Urso
                                                       A intrigante jornada do ecologista Timothy Treadwell, um apaixonado pela natureza que parecia ter mais medo dos seres humanos do que de qualquer outro animal selvagem, Timothy passava os verões analisando a vida de ursos pardos, um dos mais perigosos animais do mundo, talvez por ter perdido o temor pelos animais ou por insensatez, o ecologista decide não voltar para casa na data combinada. Werner Herzog monta a partir das gravações encontradas um mapa da personalidade peculiar de Timothy e nos  mostra mais de perto os futuros assassinos daquele homem.
Os Infiltrados       
Martin Scorsese finalmente foi reconhecido pela acadêmia com um filme policial perfeito, traição, assassinato, gangsters, o queridinho de Scorsese Leonardo DiCaprio está mais uma vez ótimo junto dos fantásticos Jack Nicholson, Martin Sheen e Matt Damon  e Mark Wahlberg .

Juno
Um dos grandes filmes independentes da década, um roteiro incrível de Diablo Cody, dialogos inteligentes, super inspirados e as muitas referências indies, um filme despretencioso e cativante, Ellen Page da vida a adolescente grávida mais legal de todas.
Onde os fracos não tem vez
Para mim o grande filme dos irmãos Coen, Anton Chigurh interpretado por Javier Bardem é o mais frio e brega matador de faroeste que se tem noticia, a construção de cada personagem é incrivel, a direção e roteiro tem o DNA dos irmãos Coen, o final não feliz e o laconismo de quase todo filme confirmam a singularidade desta obra clássica.

                                                       Pequena Miss Sunshine
Outro grande filme independente, mais um roteiro cativante e esperto, a viagem da familia Hoover com uma Kombi amarela até o concurso para pequenas misses mirins, Alan Arkin recebeu o oscar de ator coadjuvante além do oscar de roteiro original prêmio quase obrigatório para um grande independente.

Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Terceira parte da trilogia mais legal da história do cinema, o padrão de excelência foi mantido em toda a saga, os mais aficcionados como eu sentiram falta de uma coisa ou outra presentes nos livros, nada que prejudicasse o resultado final da saga.


O Segredo dos seus olhos
Vencedor do oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 derrubando o favoritissimo e também muito bom "A Fita Branca", mais uma parceria de Juan José Campanella e Ricardo Darin, o filme é um resumo de todo talento e originalidade dos diretores, produtores e atores argentinos. Um filme com drama, suspense policial e atuações impecáveis.


Sideways - Entre umas e outras
Uma comédia sem piadas infantis ou de riso fácil, um filme para ser apreciado, Paul Giamatti e Thomas Haden Church são homens de meia idade, com personalidades diferentes e a primeira vista totalmente incompátiveis, unidos pelo vinho e pela procura de uma vida mais agradável de ser vivida.

Valentin
                                                       O terceiro filme argentino dos meus favoritos, sim, eu adoro o cinema argentino. Este filme é ambientado na Buenos Aires da década de 60, Valentin é um garoto de 9 anos que vive com a Avó, foi abandonado pela mãe e despresado por seu pai, sua avó interpretada por Carla Maura é a única pessoa que ele tem no mundo e está muito doente. Valentin cuida da avó , tenta de encontrar uma esposa para seu pai e fica a espera de sua mãe que ele tem certeza que um dia virá busca-lo. Um belo filme realizado por Alejandro Agresti.

8 comentários:

  1. Adorei sideways, tem uns que não vi
    ...............

    ResponderExcluir
  2. Não gosto tanto de Side WAys ,mas entendo a estima dos amantes de vinho.

    ResponderExcluir
  3. Vi quase todos filmes que postou, mas Senhor dos Anéis, nunca consegui ver inteiro, falta de paciência acho, enrola demais, me dê um bom motivo para assistir e tentar comentar ou criticar talvez.
    Obrigada por me seguir, meu blog está parado por falta de tempo, melhor dizer, por falta de idéia mesmo. Mas tenho outras redes sociais q às vezes lanço algumas de minhas palavras 'poetisadas'.

    Besos
    Sigue 'mi' site

    ResponderExcluir
  4. Rrsrs, entendo a preguiça, eu também tenho,rsrs
    é melhor assim ,só escrever se estiver a fim.
    Senhor dos Anéis realmente é complicado, vai muito de cada um, talvez eu goste muito do filme por achar os livros muito especiais e melhores que o filme inclusive, minha dica é pegar um dia de saco cheio e ver todos de uma vez...srsrssr

    ResponderExcluir
  5. minha opinião dessa sua lista o melhor Cidade de Deus.....

    ResponderExcluir
  6. adorei! e já estou seguindo de volta , beijoos

    ResponderExcluir
  7. Tbm curti teu blog. To seguindo de volta! Beijos!

    ResponderExcluir