segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Onda




A Onda é baseado no livro homônimo de Morton Rhue, que por sua vez foi baseado em um história ocorrida em Palo Alto, Califórnia, quando em 1967 Ron Jones decide explicar a politica nazista a seus alunos através de um exercicio que durou uma semana e se transformou em um desastre.
No filme a história se passa na Alemanha, o professor é Rainer Wenger (Jurgen Vogel) que para melhor compreensão sobre nazifascismo cria um regime autoritário onde ele é o lider máximo e os alunos seu povo, esse sistema governamental é chamado "A Onda" ficando a cargo dos alunos organizar e disseminar o movimento.
O que era só uma demonstração sai totalmente fora de controle quando levadas a sério por mentes em formação, algumas vezes perturbadas, procurando um sentido ou coisas para acreditar.
A história mostra o quanto o ser humano pode ser transformado pelo ambiente social, pelo vazio crítico, por suas frustrações, pelo ódio, sem perceber somos levados a condição de irracionalidade.
Além de todo teor crítico e de prevenção o filme dirigido por Dennis Gansel é ótimo e consegue transmitir todo impacto e a dinâmica daqueles acontecimentos.
O filme lançado em dvd em 2009 é umas das ótimas opções de cinema alemão.
"Em 1981 a tv americana mostrou a primeira versão de A Onda ,um pequeno filme idealizado por Johnny Dawkins".

Elenco: Jurgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich
Diretor: Dennis Gansel
Produtor: Nina Maag
Genero: Drama
Ano: 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário