domingo, 11 de julho de 2010

O segredo dos seus olhos


Mistérios, romance, um roteiro fantastico, direção primorosa. O filme argentino "O SEGREDO DE SEUS OLHOS" foi considerado no oscar 2010 uma grande surpresa ao ganhar o prêmio de melhor filme estrangeiro que era dado como certo para outro ótimo filme "A Fita Branca".
Ansioso, fui ver um filme que nos primeiros minutos é tão tenso, que me armo para uma densa e desgastante experiência. Ledo engado, o filme é sim na sua surperficie narrativa um drama/policial, mas também é sensivel e humano como só o cinema atual argentino pode ser.
O grande Ricardo Darin encabeça o elenco que é dirigido pelo grandessissimo Juan Jose Campanella. No filme Darín interpreta Benjamín Espósito um aposentado da policia que resolve escrever um romance sobre um homicidio que investigou em 1974, neste processo ele repassa os fatos daquele dia , todo o processo, os desdobramentos não só para si, mas para todos aqueles que o cercavam, sua paixão reprimida, seu amigo beberrão, a vitima, a familia da vitima, cada um com suas histórias particulares. Tudo é muito interessante, todos os personagens são bens escritos e interpretados, é brilhante como que nada é dito à toa e uma sinopse pesada se torna um filme de singular sensibilidade.
Depois de visto, entendo e atesto o merecimento de tantos elogios e prêmios para o filme que lida com assassinato, violência, injustiça, sem apelo, escolhendo o lado humano para melhor expressar um pensamento...Fantástico.

El Secreto de Sus Ojos
Argentina / Espanha , 2009
Drama / Policial

Direção:
Juan José Campanella

Roteiro:
Juan José Campanella

Elenco:
Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella


http://www.youtube.com/watch?v=T-8w1HrHQYU

Um comentário: